quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tabela Periódica - Química


Em 1860, depois de descobrir mais de 60 elementos químicos, alguns cientistas perceberam que alguns possuíam propriedades químicas semelhantes e nomearam assim cada grupo de elementos parecidos. Isso fez com que alguns químicos como J. W.  Döbenreiner elaborassem outros sistemas para classificar os elementos, como por exemplo, o método de tríades, que relacionava a massa atômica de determinados elementos. Depois disso, o químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleev desenvolveu uma tabela periódica - que se refere a períodos-  dos elementos seguindo a ordem crescente de suas devidas massas atômicas. E tendo iniciado esse sistema Mendeleev o foi aperfeiçoando, e é ele que usamos até hoje para entendermos mais sobre as propriedades dos elementos químicos.
Sobre algumas características da nossa tabela atual, ela é formada por 18 famílias que são dispostas em colunas na vertical. Mas existem oito famílias principais:  a dos Metais Alcalinos (1A), dos Metais Alcalinos Terrosos (2A), a Família do Boro (3A), a Família do Carbono (4A), a Família do Nitrogênio (5A) , a dos Calcogênios (6A), dos Halogênios (7A) e dos Gases Nobres (8A ou 0). Sobre essas famílias A ou Zero, esses elementos são chamados de representativos e seus elétrons mais energéticos estão em sub níveis (subdivisões das camadas eletrônicas) S ou P, nessas famílias o número das mesmas dizem a quantidade de elétrons existentes na camada de Valência. Existem também as famílias B, onde os elementos são chamados  elementos de transição. Apresentam seu elétron mais energético em sub níveis D, e alguns constituem as séries dos lantanídeos e dos actinídeos. Essas séries apresentam 14 colunas, o elétron mais energético está no sub nível F.
Outra característica importante é a existência de períodos na tabela atual, o número do período é correspondente a quantidade de níveis eletrônicos que os elementos químicos apresentam. Na tabela eles recebem a numeração de 1 a 7, referentes às sete camadas eletrônicas (K, L, M, N, O, P, Q). Para saber a localização de algum elemento na tabela periódica podemos só verificar a distribuição eletrônica do átomo e então saberemos onde ele se encontra. Quando a classificação, podemos classificar os elementos agrupando-os, segundo suas propriedades físicas e químicas, em metais, ametais, semi-metais, gases nobres e hidrogênio.
Por fim, oficialmente são conhecidos hoje 115 elementos químicos, dos quais 88 são naturais (encontrados na natureza) e 27 artificiais (produzidos em laboratório), estes artificiais podem ser classificados em: Cisurânicos, que apresentam número atômico inferior a 92, e Transurânicos, que apresentam número atômico superior a 92.

Um comentário:

  1. Queridos... faltou a resposta da questão: "Qual a relação da tabela periódica com o desenvolvimento da tecnologia?"

    Bj
    Carol

    ResponderExcluir