sexta-feira, 17 de junho de 2011

NÚCLEO CELULAR


Funções; componentes; relação com o Retículo Endoplasmático; DNA e sua função; bases nitrogenadas e suas ligações; e a relação entre DNA, cromatina e cromossomo.

O núcleo é uma organela presente em células eucarióticas, responsável por comandar e coordenar todas as funções celulares e armazenar informações importantes sobre a célula, já que contém em si o DNA, sobre o qual falaremos mais adiante. Como ele vai se modificando podemos dizer que durante a sua interfase é constituído pela carioteca, pelo nucleoplasma, pela cromatina e pelo nucléolo.  Tem uma grande relação com o Retículo Endoplasmático já que o RE é uma continuação da carioteca (estrutura que envolve o conteúdo nuclear) capaz de transportar qualquer material que a célula necessita, conseguindo assim formar lipídios e proteínas. Dentro do núcleo existe também o DNA (ácido desoxirribonucléico) que citamos agora a pouco, é formado por nucléolos, e trata-se da molécula constituinte principal dos cromossomos, tem os genes como seus segmentos, e estes são responsáveis pelas características dos indivíduos, comandando e coordenando assim as funções da célula.  
Para formar os nucléolos é necessário um agrupamento de fosfato, glicídio com uma base nitrogenada. Essas bases nitrogenadas são compostos que contêm nitrogênios - como já sugere o nome, e são fundamentais para o reconhecimento dos nucleotídeos (unidades que formam o DNA e o RNA), podemos identificá-las como púricas: adenina e guanina; e pirimídicas: timina, citosina e uracila. Elas se ligam segundo a regra: Adenina só se liga com Timina, e Citosina só se liga com Guanina, já a Uracila substitui a Timina em moléculas de RNA.
Existe também uma relação entre DNA, cromatina e cromossomo. Porque a cromatina é produto da junção entre moléculas simples e moléculas de DNA, ela representa o material genético existente no núcleo, e quando ocorre a divisão celular os cromonemas (filamentos da cromatina) se tornam espessos e podem ser vistos individualmente, com mais precisão, chamados assim de cromossomos. 


Referências: 

LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Biologia - volume único. Editora: Saraiva, 2008.

Um comentário: