terça-feira, 31 de maio de 2011

Artes - Jackson Pollock

Lucas Nunes.


Renan  Machado.

Reflexão - Gabriella Monteiro



Lucas Medeiros


  SUAVE.  Viviane Maia




sábado, 28 de maio de 2011

Célula Animal e Vegetal


A célula representa a menor porção de matéria viva. Existem células animais e vegetais.
As  células possuem algumas diferenças , as células animais  possui glicocalix, lisossomos, já as células vegetais possui parede celular, possui cloroplastos (plastos), possui (geralmente) um grande vacúolo central.
Por Renan Machado.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Célula Vegetal X Célula animal


Podemos ver várias diferenças entre a célula vegetal e a célula animal, a seguir citarei algumas particularidades básicas de cada uma. De início temos, por exemplo, a célula vegetal que possui o cloroplasto, substância que produz a fotossíntese. A célula vegetal, diferente da célula animal tem também em sua formação a chamada parede celular, que tem a função de envolver a célula, protegendo-a. E nela também há a existência de vacúolos, que é uma estrutura encontrada no citoplasma da célula, além da existência dos plasmodesmos que são responsáveis por interligar os citoplasmas das células formando assim uma ponte. Quando as células animais, elas possuem apenas um vacúolo, e também centríolos, que são substâncias responsáveis por auxiliar na divisão das células. Vale lembrar que essas divisões também ocorrem nas células vegetais, só que é um processo diferenciado já que na vegetal se forma uma parede celular e na animal ocorre a separação do citoplasma.
Por Viviane Maia

Células - Biologia

  Célula Animal

 Célula Vegetal
Diferenças entre as células animais e vegetais

As células possuem diferenças em suas estruturas, como, por exemplo, as células vegetais possuem organelas que não estão presentes nas animais. Retículo endoplasmático, complexo de Golgiense, mitocôndrias, lisossomos são características presentes nas células animais, já cloroplasto, hialoplasma, parede celular, vacúolo são as características estrutturais das células vegetais.
A função do cloroplasto, presente nas células vegetais, tem a função de realizar a fotossíntese. As células vegetais, se multiplicam de forma uniforme, ou seja, tem a mesma forma e tamanho. As animais, se multiplicam de forma desordenada, ou seja, nao tem a mesma forma, tamanho. Na verdade, as células animais não possuem uma forma definida, devido a não possuirem parede celular.

Lucas Medeiros

Células - Biologia

 Célula vegetal
 Célula Animal




      As diferenças existentes entre células vegetais e animais

  As células vegetais possui algumas diferenças em relação as animais, dentre elas estão presentes: um vacúolo central; lisossomos; o cloroplasto (responsável por podruzir a fotossíntese) e possui parede celular, já a célula animal não possui essas características.
 Porém as células animais também contém características não encontradas na vegetal, como por exemplo: a lisossoma e a organela centriolo. A animal se divide como massa de modelar (primeiro se deforma e depois se divide), já a vegetal continua no mesmo tamanho.
 São essas características dentre muitas que podemos observar para poder diferenciar a célula vegetal da animal.

Gabriella Monteiro.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tabela Periódica - Química


Em 1860, depois de descobrir mais de 60 elementos químicos, alguns cientistas perceberam que alguns possuíam propriedades químicas semelhantes e nomearam assim cada grupo de elementos parecidos. Isso fez com que alguns químicos como J. W.  Döbenreiner elaborassem outros sistemas para classificar os elementos, como por exemplo, o método de tríades, que relacionava a massa atômica de determinados elementos. Depois disso, o químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleev desenvolveu uma tabela periódica - que se refere a períodos-  dos elementos seguindo a ordem crescente de suas devidas massas atômicas. E tendo iniciado esse sistema Mendeleev o foi aperfeiçoando, e é ele que usamos até hoje para entendermos mais sobre as propriedades dos elementos químicos.
Sobre algumas características da nossa tabela atual, ela é formada por 18 famílias que são dispostas em colunas na vertical. Mas existem oito famílias principais:  a dos Metais Alcalinos (1A), dos Metais Alcalinos Terrosos (2A), a Família do Boro (3A), a Família do Carbono (4A), a Família do Nitrogênio (5A) , a dos Calcogênios (6A), dos Halogênios (7A) e dos Gases Nobres (8A ou 0). Sobre essas famílias A ou Zero, esses elementos são chamados de representativos e seus elétrons mais energéticos estão em sub níveis (subdivisões das camadas eletrônicas) S ou P, nessas famílias o número das mesmas dizem a quantidade de elétrons existentes na camada de Valência. Existem também as famílias B, onde os elementos são chamados  elementos de transição. Apresentam seu elétron mais energético em sub níveis D, e alguns constituem as séries dos lantanídeos e dos actinídeos. Essas séries apresentam 14 colunas, o elétron mais energético está no sub nível F.
Outra característica importante é a existência de períodos na tabela atual, o número do período é correspondente a quantidade de níveis eletrônicos que os elementos químicos apresentam. Na tabela eles recebem a numeração de 1 a 7, referentes às sete camadas eletrônicas (K, L, M, N, O, P, Q). Para saber a localização de algum elemento na tabela periódica podemos só verificar a distribuição eletrônica do átomo e então saberemos onde ele se encontra. Quando a classificação, podemos classificar os elementos agrupando-os, segundo suas propriedades físicas e químicas, em metais, ametais, semi-metais, gases nobres e hidrogênio.
Por fim, oficialmente são conhecidos hoje 115 elementos químicos, dos quais 88 são naturais (encontrados na natureza) e 27 artificiais (produzidos em laboratório), estes artificiais podem ser classificados em: Cisurânicos, que apresentam número atômico inferior a 92, e Transurânicos, que apresentam número atômico superior a 92.

Tecnologia e Educação (Português)

     

        O futuro, a educação e a tecnologia
  A educação tende a acompanhar a tecnologia que a cada dia vai evoluindo. Sendo nós seres racionais, começaremos a usá-la a nosso favor cada vez mais. Uma motivação é ultimamente o mundo estar buscando a sustentabilidade, um mundo mais tecnológico resultaria em economia de papéis. Temos como exemplo uma perspectiva do futuro, onde a disciplina de Produção Textual pode acompanhar o mundo e as escritas serão realizadas em notebooks ou mesmo através de Ipads. Já na disciplina de português os livros didáticos poderão ser disponibilizados em e-books. E nas duas disciplinas as redações e outros trabalhos poderão ser escritos e entregues em blogs e outros meios on-line, as aulas também tendem a ser feitas por vídeo, postadas no youtube, twitcam’s ou em canais de TV, devido à comodidade e imediatismo atual.
      Viviane Maia



              O futuro tecnológico com a educação

     A educação não irá evoluir muito, o que vai mudar é a tecnologia, os livros irão permanecer, porém sendo uma fonte de pesquisa menos procurada. Os cadernos vão ser trocados por computadores com o objetivo de poupar papéis, ajudando o Meio Ambiente.
 Nas disciplinas de Língua Portuguesa e Produção Textual, será um mesmo ensino, porém com mais facilidades para os alunos, porque tendo acesso ao Google, ou qualquer outra fonte de pesquisa, terão poucos erros ortográficos, pois dicionários e corretores serão de fácil acesso.
 Esse método de educação poderá ajudar muito os professores com as crianças, pois com tantas luzes coloridas, desenhos, etc. Elas irão ficar concentradas e menos iperativas.
 Mas o futuro tecnológico é muito difícil de saber como irá evoluir, poderá ser algo muito mais evoluído, com facilidades de ensino surpreendentes! Ou essa tecnologia não irá ser aprovada no meio da educação, e permanecerá o método tradicional.
 Gabriella Monteiro


 Aplicação dos recursos tecnológicos na educação, em um futuro próximo

Num futuro próximo, a educação em minha opinião será totalmente digitalizada. As crianças terão acesso a essas tecnologias desde sua alfabetização.
Na matéria de português principalmente, será muito mais fácil e prático o uso de notebooks e Ipads, do que  papel comum, que além de desmatar a floresta vira lixo.
Acredito que as crianças freqüentarão menos as escolas, haverá mais trabalhos para fazer casa, irão para o colégio  mais para fazer provas e afins.
O aprendizado e o ensino serão simplificados, pois provavelmente existirão softwares criados para um ensino de melhor qualidade e um aprendizado mais eficiente, de fácil entendimento e mais flexível.
Os alunos precisarão ter mais criatividade em seus trabalhos, devido aos vários recursos obtidos através do avanço tecnológico.
Lucas Medeiros

                                        
                                           Tecnologia e educação.

 A tecnologia é muito utilizada no nosso dia a dia, como por exemplo, na educação. Mesmo sem notarmos ela esta presente em nosso ensino, um grande exemplo, para realização de trabalhos utilizamos a internet para fazer as pesquisas.
No futuro eu penso que a tecnologia ira ser muito mais utilizada na educação, como um auxilio para os professores e os alunos.  Em alguns anos os alunos iram trocar cadernos por notebooks, ipads, etc.
Eu acredito que ira diminuir as aulas presenciais, por falta de espaço físico e pela comodidade dos alunos e dos professores. Vão utilizar o ensino a distancia como já existe hoje em dia, mas será mais comum, porque não existem muitas opções de cursos a distancia.
Será um ensino muito mais fácil, tanto para os professores quanto para os alunos. Outro ponto bom deste ensino tecnológico é porque não utiliza tanto papel.    

Renan Machado 

               Educação e Tecnologia 

O ensino cada dia que passa está mais voltado para a tecnologia. O governo está investindo mais no ensino através da tecnologia, para despertar mais o interesse das crianças, dos jovens. E assim os jovens aprendem desde pequenos a lidar mais com a tecnologia que estará presente no seu futuro.
A tecnologia vai ser muito importante para a educação no futuro, porque muitos dos alunos que não se interessam com os professores explicando, vão se interessar mais pelo ensino através da tecnologia, pois estarão unindo o útil ao agradável, porque vão estar estudando pelo computador.
As aulas vão ser por ensino a distancia, assim muitos dos textos e pesquisas que são feitas em folhas de caderno, serão feitas diretamente no computador, ou em qualquer outro objeto tecnológico, assim ajudando diretamente o meio ambiente.

     Lucas Nunes

sábado, 14 de maio de 2011

Equipe Futurama

É com grande satisfação que apresentamos a vocês o blog da Equipe Futurama, o criamos de acordo com a proposta da Prof.ª Giovanna, que nos sugeriu fazê-lo já que estamos na oficina Eureka, que envolve tecnologia e a disciplina de Português. Um fato importante de se pensar é que esse blog acabará por ajudar o meio ambiente, nos fazendo economizar papel durante o bimestre.

Aguardem mais postagens!

Abraços do futuro,
Equipe Futurama.
Colégio Sesi Esic